quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Graças Alcançadas!

Envie para as Filhas da Caridade do Recife ou de Salvador os relatos de graças alcançadas por intermédio da Bem-Aventurada Lindalva Justo. 


Se quiser que seja publicado aqui envie seu relato para  thiagofelipe2006@yahoo.com.br

BEM-AVENTURADA LINDALVA ROGAI POR NÓS!!!!

Irmã Lindalva, Uma Vida de Amor!


Banner da Bem-Aventurada Lindalva Justo- Abrigo Dom Pedro II



Lugar do Martirio- Sangue da Bem-Aventurada ao chão,semente de vocações

Translado dos restos mortais da Bem-Aventurada para a capela do Abrigo






Irmã Lindalva no Postulantado das Filhas da Caridade


Irmã Lindalva em um dos seus serviços em prol dos idosos.

VIDEO SOBRE IRMÃ LINDALVA

Lindalva no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=clxLkktDs9Y



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Imagens de Irmã Lindalva Justo

Imagem da Bem-Aventurada Lindalva Justo (Capela do Abrigo aonde ela viveu)


Lugar do Martirio- Hoje altar da missa


Túmulo onde estão depositadas suas relíquias- Abrigo Dom Pedro II, Salvador-BA


Imagem da Bem Aventurada Lindalva- Abrigo Dom Pedro II, Salvador-BA



Em 2 de dezembro de 2007, foi beatificada esta jovem Filha da Caridade, que serviu com grande dedicação aos pobres e ganharam a Sexta-Feira Santa de 1993, a palma do martírio em defesa de sua virgindade, combinando o sacrifício de sua vida para que o primeiro mártir de Cristo, o Senhor.
A cerimônia foi presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, a ser delegadas pelo Santo Padre. Desde o dia da sua morte (9 de abril) que as vezes cai na Páscoa, a memória litúrgica foi marcada para 07 de janeiro (dia de seu batismo). O Santo Padre, em 16 de dezembro de 2006, autorizou a promulgação do decreto que a reconhece como Mártir. É importante notar que será a primeira mulher brasileira, pertencente a uma ordem religiosa, beatificada como mártir.

Proprio Liturgico para a celebração da Bem-Aventurada Lindalva em 7 de Janeiro

ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus, que na Bem-Aventurada Lindalva consagrastes o serviço aos pobres com a cora do martírio, concedei-nos, por sua intercessão, que saibamos oferecer nossa vida como sacrifício que vos agrade, praticando as obras do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo


LITURGIA DAS HORAS

A Bem-Aventurada Lindalva Justo de Oliveira nasceu no dia 20 de outubro de 1953, no sitio Malhada de Arieira, em Açu (RN), Brasil. Desde pequena teve um grande amor pelos pobres. Como Filha da Caridade de São Vicente de Paulo serviu os pobres e os idosos no Abrigo Pedro 11. Foi de grande exemplo no trabalho, sempre dedicada e em comunhão com todos, particularmente com as Irmãs. Seu serviço de caridade teve um progresso constante e defendeu corajosamente até a morte sua virgindade. Coroada com o dom do martírio, morreu dia no 9 de abril de 1993.


COMUM DAS VIRGENS OU DOS MÁRTIRES

SEGUNDA LEITURA

(Dos "Escritos Espirituais" de Santa Luísa de Marillac)
(Écrits spirituels, Tours, 1983, p. 768-769)

PENSAMENTOS SOBRE A CRUZ

S. Paulo disse chorando que muitos se comportam como inimigos da Cruz de Jesus Cristo (F1 3,18). Nós somos, então, chamados a honrar a santa cruz, entendendo com estas palavras toda espécie de sofrimentos, tanto os relativos a mesma cruz na qual Nosso Senhor foi cravado, como todas as outras penas e dores que padeceu durante sua santa vida humana, como ele mesmo nos ensina em diversas passagens dos Santos Evangelhos. Mas sobretudo as almas escolhidas por Deus são muito particularmente destinadas ao sofrimento, que, para elas, e tão doce e agradável que prefeririam morrer a não ter de sofrer, pois amar e sofrer, para elas, é a mesma coisa. Nosso Senhor quis ensinar-nos a conhecer a dignidade do sofrimento quando disse que São Paulo, por causa de seu nome, o suportaria com amor (At 9,16). Esta certeza deve ficar impressa em nossas almas. O que é que fazemos neste mundo quando sofremos? Aplicamos a nós mesmos os méritos dos sofrimentos de Jesus Cristo. E o que faz Deus no paraíso?
Completa eternamente a morte e os padecimentos de seu Filho, tornando bem-aventuradas as almas redimidas por meio dos sofrimentos. Ó cruz, ó sofrimentos, como sois amáveis, pois sois honrados e para sempre o sereis, por terdes conquistado para as almas a possibilidade de louvar e amar a Deus! Ó cruz, ó sofrimentos, quão amáveis sois, pois o amor de Deus vos deu, no seu Filho, a graça de poder garantir o paraíso aos que dele tinham sido expulsos por causa da ganância.

RESPONSORIO

R. Senhor, eu cantarei, dando glória ao vosso nome, * pois fostes para
mim auxílio e proteção.
V. Vosso amor me fez saltar de alegria, ó meu Deus:
R. pois fostes para mim . . .


Oração da Bem Aventurada Lindalva


Ó Deus,que infundistes no coração de Lindalva a chama da caridade e da fidelidade à vocação junto aos mais abandonados, concedei-nos a graça que vos pedimos (..) para que em breve seja reconhecida oficialmente entre os santos do céu.Sua vida ganhou, numa sexta-feira santa a coroa do martírio. Sua morte é a do justo e do inocente como a de Cristo. Na hora do holocausto, doloroso, mas fecundo, ela se apresenta a servir tal qual o Mestre que disse: "Não vim para ser servido, mas para servir." Concedei-nos, Senhor, por intercessão da Bem-aventurada Lindalva, novas e santas vocações para o serviço de Cristo nos pobres. Isto vos pedimos, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.Amém.

Graças alcançadas por intermédio da Beata Lindalva comunicar a Provincia das Filhas da Caridade do Recife. Rua Henrique Dias,208, B.Boa Vista, Recife-PE. Cep.:50070-140 ou a qualquer Filha da Caridade no Brasil


MENSAGEM DO CARDEAL JOSÉ SARAIVA MARTINS,
NA BEATIFICAÇÃO DA SERVA DE DEUS
LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA


São Salvador da Bahia (Brasil), 2 de Dezembro de 2007

1. É para mim uma alegria verdadeiramente grande poder presidir durante a celebração eucarística, em nome do Santo Padre Bento XVI, ao solene rito da Beatificação da Irmã Lindalva: a primeira Filha da Caridade brasileira, a ser elevada às honras dos altares.

Desejo alegrar-me vivamente com a Igreja de Deus que está em São Salvador da Bahia, com as Filhas da Caridade das seis províncias brasileiras e, particularmente, com todo o Povo de Deus que encontrará nesta jovem religiosa do nosso tempo, o sentido de uma forte pertença, porque Lindalva é uma de nós. A sua família é uma das nossas famílias e hoje está aqui conosco. Uma mártir dos nossos dias, a ter como exemplo, em particular os jovens, pelo seu testemunho de simplicidade, de pureza, de alegria de viver, de doação a Cristo.

2. Num significativo capítulo da Exortação Apostólica Sacramentum caritatis, o Santo Padre Bento XVI sublinhou o nexo fundamental entre a celebração dos Divinos Mistérios e o testemunho de vida; entre a experiência de encontro com o Mistério de Deus, fonte de admiração profunda e de alegria interior e o dinamismo de um renovado empenho que nos leva a ser, efetivamente, "testemunhas do seu amor". A Beata Lindalva, torna-nos hoje, mais do que nunca, convictos de que é precisamente o testemunho coerente e luminoso dos crentes "o meio com o qual a verdade do amor de Deus atinge o homem na história, convidando-o a acolher livremente esta novidade radical" (Sacramentum caritatis, , 85).

Ressoa assim, com toda a sua força, a recente exortação de Bento XVI a considerar mais do que nunca necessário "repropor o exemplo dos Mártires cristãos, seja da antiguidade, seja dos nossos dias, em cuja vida e em cujo testemunho, levado até a efusão do sangue, se manifesta de modo supremo o amor de Deus" (Mensagem aos participantes da XII sessão pública das Academias Pontifícias, 8 de Novembro de 2007).

3. Com a sua beatificação, a Igreja consagra hoje o holocausto cruento da Irmã Lindalva, que com certeza sabemos agora, poderá interceder por nós, a fim de que possamos seguir com ela os passos de Cristo juntamente com São Vicente de Paulo e Santa Luísa Marillac, para fazer nossa a chamada aos valores essenciais do sermos cristãos e consagrados: o amor absoluto e coerente por Cristo e o seu Evangelho, a opção carismática preferencial pelos mais pobres da terra, a oração como fecunda raiz escondida do nosso operar, o otimismo da esperança, a alegria espontânea que sempre deveria acompanhar o nosso testemunho no mundo.

4. A alguém que um dia lhe perguntou o segredo de tanta alegria, assim respondeu a Beata Lindalva: "O coração é meu e pode sofrer, mas o rosto pertence aos outros e deve ser sorridente".

Desejo a todos, e invoco do Senhor para cada um, aquela vitalidade alegre que sabia transmitir aos outros, que é talvez a herança mais fascinante de Lindalva, para saber contagiar quem nos está perto, com a alegria inefável que mergulha as suas raízes nos pés de Cristo Ressuscitado, conscientes de que enquanto filhos de Deus, somos todos chamados a ser santos e que a santidade é um caminho de liberdade para cada um.

Com profunda veneração, é-me grato transmitir-vos agora a paterna e apostólica bênção do Santo Padre Bento XVI, para que todos percorram este caminho exaltante e exigente em direção à santidade.

Frases de Irmã Lindalva




Estas frases foram extraídas de suas cartas a amigos e parentes.

* “Tenha coragem, não pense nas coisas do mundo, nas pessoas, nas fantasias que o mundo oferece, porque tudo isso passa, menos o mundo de Jesus Cristo, de doação, de serviço, de sofrimento, de alegrias, por causa do Reino. Por que não dizer, que há alegria em podermos servir a Cristo num gesto de desprendimento de si mesma para estar na disponibilidade de ver Cristo no pobre sofrido e esquecido da sociedade.”

* “Quando deus chama, não adianta se esconder; mais cedo ou mais tarde a vontade Dele prevalecerá.”

* “Mas é preciso nos deixar conduzir por Ele, nas tristezas, nas alegrias, enfim, em cada momento das nossas vidas.”

* “É carregando a cruz que conhecemos o amor de Deus.”

* “Jesus disse, deixai tudo, tudo mesmo; É preciso esvaziar-se para me seguir; não quero só a metade não, eu quero tudo; vem e segue-me.”

* “Que alegria poder seguir Jesus, que privilégio, que amor, é impossível resistir a tanto carinho.”

* “ Se nós tivéssemos as mãos de Marta e o coração de Maria, aí sim, estaríamos prontas para seguir os desígnios de Deus. As Mãos para servir e o coração para acolher a palavra de Deus e transmiti-la com fé, dando testemunho de Jesus.”

* “Que a vontade de Deus seja em tudo o nosso primeiro amor.”

* “Tudo que é terreno passa, mas a esperança em Deus é para sempre; tudo passa, ele é permanente e nos acolhe em todos os momentos de nossa existência.”

* “Quando ofertamos a Deus toda a nossa vida, nosso coração transborda.”

* “Em todos os momentos das minhas orações sinto um desejo tão grande de amor de Deus que um dia vou conseguir nem que seja o ultimo dia da minha vida.” (conseguir oq?)

* “A distância cada vez mais alimenta a saudade de todos.”

* “Hoje é mais um dia de graça que o Senhor me concedeu. Você não pode imaginar como é maravilhosa a graça de fazermos especialmente o primeiro retiro.”

* “Como é bom amar a Deus e sua santa Mãe!”

* Mesmo nas tristezas e nas caídas que de vez em quando aparecem na nossa vida, ainda assim devemos louvar e agradecer a Deus por tudo que nos acontece. É a partir desses momentos que crescemos diante de Deus e de Maria que se entregou num verdadeiro despojamento de si mesma, para ser serva de Deus.

* “Se eu amo, meu coração está em Deus.”

* “Só posso ver Deus através das pessoas com quem tenho contato, sejam elas quem forem.”

* “Tudo se transforma em alegria, em amor, no contato com a vida, com a natureza, e de ser livre para amar e compreender que só por Ele vale a pensa pensar no amanha.”

* “Quando penso e vejo as criaturas, os animais, a natureza, tenho uma grande certeza do amor e da misericórdia de Deus pela humanidade tão ingrata e cheia de si.”

* “Antes que nós nascêssemos Deus já tinha seus desígnios sobre nós. Cabe a cada um corresponder ou não.”

* “Cada dia de nossas vidas deve ser um dia de renovação e agradecimento a Deus pelo Dom da vida e por ter nos escolhido para seguir seu amado filho Jesus Cristo.”

* “Amigo é aquele que aceita as nossas decisões.”

* “Não olhe para trás; seja forte na sua decisão.”

* “Tudo na nossa vida é passageiro, mas Deus é permanente e é com essa

confiança que vale a pena viver para se doar totalmente a Ele. Que nossa vida se esgote nele... façamo-nos silenciosas para servir aquele que tem tanto a nos dizer.”

* “Deus nos dá prova de seu amor todos os dias”

* “Estou feliz de ter recebido a graça de ser chamada por Deus.”

* “Aqui tudo é graça; vivemos num profundo silencio e união com Deus.”

* “A alegria é imensa! Não dá nem para descrever tudo o que estou sentindo, como é maravilhoso sentirmos que Deus está presente em todos os momentos de nossas vidas, e é através desse silencio que posso sentir a presença de deus, dentro de mim. Pelos meus pensamentos e o desejo que tenho de amar a Deus sobre todas as coisas, me faz sentir feliz.”

*“O coração é meu e pode sofrer, mas o rosto pertence aos outros e deve ser sorridente”.

* “Quero ter uma felicidade celestial”, declarou, “transbordar de alegria, ajudar ao próximo e fazer incansavelmente o bem.”

* "Outra parte da nossa vida é o amor às pessoas que conquistamos, mas é através do amor a Deus que amamos as criaturas; somente não devemos deixar que este amor seja maior que o amor a Deus”

* “Deus me proteja!” (Pouco antes do ultimo suspiro)


O Cordeiro Imolado...

Irmã Lindalva Justo de Oliveira

A Província do Recife viveu intensamente a Paixão do Senhor, na pessoa de Irmã Lindalva Justo de Oliveira, de trinta e nove anos e três de vocação.

Natural de Açu, Estado do Rio Grande do Norte, veio de uma família simples, mas ao mesmo tempo, rica de sentimentos cristãos e de uma fé profunda. Retardou um pouco a sua entrada na Comunidade para dar assistência a seu pai. Ao terminar seu período de Seminário, foi enviada ao Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, Estado da Bahia, onde servia com dedicação e desvelo os seus queridos idosos...

Tendo participado de todos os exercícios da semana santa, em sua Paroquia, na Sexta-Feira Santa, dia 9 de Abril, apesar de não estar bem de saúde, esteve presente na ultima Via-Sacra, às 4:30h da manhã. De volta para o Abrigo, foi servir o café a seus queridos velhinhos, longe de pensar que a Via-Sacra, que acabara de fazer, culminaria com o sacrifício de sua própria vida.

Jesus subiu o calvário, após sua Via-Dolorosa. Irmã Lindalva também, após o exercício da caminhada litúrgica, subiu a longa escada de sua enfermaria (Calvário), colocou o avental de serviço e começou a preparar os pães para servir o café dos idosos, quando, de repente, foi brutalmente surpreendida pelo criminoso que, segundo ele, há três dias havia premeditado o crime.

Conforme informações de um idoso dessa enfermaria, o criminoso – Augusto Peixoto – estava sentado num banco do jardim interno e, logo à passagem de Irmã Lindalva, ele subiu apressadamente por outra escada. Chegando ali, tocou-lhe no ombro, por trás, e ela, voltando-se para ver quem a tocava, recebeu a facada mortal da região supra clavicular esquerda, atingindo a veia jugular e penetrando profundamente no pulmão. Irmã Lindalva deu um grito e estendeu o braço direito para trás, provavelmente para se defender, quando o assassino lhe deu novos e profundos golpes no braço, antebraço e dedos.

Um idoso que se aproximou do local na hora do crime, viu Irmã Lindalva estendida no chão e o criminoso a golpear-lhe profundamente em todo o seu corpo... O velhinho suplicou-lhe: “Não faça isso com a Irmã!” Ele respondeu: “Afasta-se, senão faço o mesmo com você...”

Irmã Maria Dutra, que servia o café dos idosos em outra enfermaria, ouvindo um grito abafado, correu para ver o que estava acontecendo e se deparou com a terrível tragédia. Teve ainda a coragem de segurá-lo pelo braço, porém nada pôde fazer, pois foi ameaçada de sofrer os mesmos golpes. Nesse momento, Irmã Lindalva acabava de morrer. O criminoso ameaçava também os idosos da enfermaria, dizendo que faria o mesmo com quem se aproximasse e repetia várias vezes: “Estou satisfeito com o que fiz!”.

A segunda irmã que chegou ao local, Irmã Geraldina, não esperando encontrar aquela cena, gritou estarrecida: “Meu Deus, quem fez isso?” O criminoso que estava no interior da sala, levantou a faca e disse: “fui eu, e faço o mesmo com quem se aproximar; pode chamar a polícia; não estou arrependido”. Irmã Geraldina, estarrecida, imóvel, ficou aguardando a sua vez, pois ele caminhava em sua direção limpando a faca suja de sangue em sua própria roupa. Graças a Deus chegava um médico do Abrigo e deu a mão à Irmã, ajudando-a caminhar e descer a escada. Esse mesmo médico telefonou para a polícia que chegou minutos depois. O Criminoso foi preso e o corpo da Irmã foi levado para o Instituto Médico Legal, onde foi feita a necropsia, descobrindo-se que foram trinta e nove facadas profundas e cinco menores, num total de quarenta e quatro facadas. O Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Arcebispo de São Salvador da Bahia, ao fazer a encomendação do corpo de Irmã Lindalva, destacou a importância do serviço por ela prestado aos idosos, associando o seu sacrifício ao de Cristo e dizendo que ela também fizera a sua Via-Sacra, sendo que Cristo recebera cinco chagas e Irmã Lindalva quarenta e quatro por todo o corpo. Lembrou também que Irmã Lindalva não era a primeira religiosa a ser sacrificada no exercício de sua missão, e que Santa Agostinha fora assassinada, quando fazia o curativo de um doente, o qual lhe tirou a vida, usando os próprios instrumentos do curativo.

Concluindo o Cardeal disse: “ Não tenho dúvidas de que Irmã Lindalva é considerada pela Igreja como uma mártir. O Instrumento usado no seu martírio deve ser guardado como relíquia, pois o sangue da vitima será semente de novas vocações, não só para as Filhas da Caridade, como para todas as Congregações da Igreja de Deus!

Só penetrando no mistério da Paixão de Jesus e na sua Ressurreição, seremos capazes de compreender o mistério da vida e da nossa própria morte, sobretudo da morte quando ela vem de uma maneira violenta, inesperada e brutal: Somente a fé abre as nossas mentes e os nossos corações para nos fazer entender e aceitar este acontecimento à luz daquilo que acontece na vida de Jesus.

Não nos compete julgar os desígnios de Deus, os seus segredos, mas uma coisa é certa, Deus tem as suas razões mais profundas a nosso respeito. Os seus planos não são os nossos planos, como diz o profeta, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Basta que acolhamos na fé os desígnios de Deus e saibamos entender o segredo da vida que brota da morte, por mais brutal que ela seja. Irmã Lindalva é uma mártir que reza conosco e por nós!”

Irmã Edith Gomes da Silva, Visitadora na época em que aconteceu o martírio de Irmã Lindalva.